Se você entrou agora no universo do marketing digital, certamente percebeu que SEO é um dos assuntos mais comentados e discutidos pelos profissionais da área. Esse guia sobre SEO você aprenderá o que é, quais são as suas vantagens e de que forma o Google analisa esses dados.

Realmente é um tópico importantíssimo, senão vital, para o bom funcionamento de sua estratégia de marketing digital. É um assunto fundamental, considerado um dos pilares do marketing digital atual. Por conta disso, preparamos um assunto somente sobre SEO, onde você aprenderá o que é, quais são as suas vantagens para o seu negócio e de que forma o Google analisa esses dados e rankeia o seu site.

O que é SEO?

SEO é a sigla para Search Engine Optimization, que significa, basicamente, otimização dos mecanismos de busca.

Ou seja, SEO é um conjunto de técnicas que compõem estratégias para que seu site ou blog obtenha um melhor posicionamento nos mecanismos de busca disponíveis na internet.

É importante destacar que SEO não possui nenhuma relação com anúncios. Portanto, você trabalhará para obter proveito na seção orgânica de resultados dos mecanismos de pesquisa.

Esse posicionamento gera um número maior de acessos para seu site e, consequentemente, o número de conversões de clientes também cresce.

Como o SEO pode ajudar meu site ou blog?

Existem diversos benefícios ao compor uma bela estratégia sobre SEO e otimização para seu site. Porém o aumento do número de conversões é o que mais se destaca, sem dúvidas.

A maioria das pessoas, ao pesquisar algo no Google, clicam em resultados que foram apresentados logo na primeira página. É realmente muito raro encontrar pessoas que se aventuram nas próximas páginas.

Com isso, ao aumentar o seu posicionamento, o número de acessos que o seu site receberá aumentará exponencialmente, aumentando suas chances de converter novos clientes e criar um público cada vez maior.

Seu blog pode ter muito mais relevância. Seu e-commerce pode alcançar um número maior de vendas, ou você pode simplesmente divulgar seu trabalho para mais pessoas.

De qualquer forma, não há nenhum tipo de desvantagens ou malefícios ao investir em grandes estratégias de composição de SEO para seu site.

Fatores de Rankeamento do Google

O Google analisa inúmeros pontos antes de posicionar um site. Alguns desses fatores são bem conhecidos e muito importantes.

Por conta disso, mostraremos alguns fatores que são primordiais e que você deve prestar bastante atenção ao editá-los.

Esses fatores são:

  1. Qualidade do Conteúdo
  2. SEO Title
  3. URL
  4. Palavras-chave

#1 – Qualidade do Conteúdo

A qualidade do seu conteúdo é um dos fatores mais importantes de rankeamento do seu site, senão o mais importante.

Um conteúdo de qualidade satisfaz as necessidades dos usuários, tira todas as suas dúvidas, acrescenta informações que ele não buscava ou esperava, mas que foram de grande valia, e que possua técnicas poderosas sobre SEO e link building.

Um conteúdo de qualidade não somente ajuda no posicionamento do seu site, mas também faz com que o mesmo cresça em credibilidade e confiança, o que torna o seu site uma referência do nicho ao qual você está inserido.

Seu site ou negócio não será conhecido pelas poderosas estratégias sobre SEO que seu time de marketing compõe. Mas sim pela qualidade que seu serviço oferece, e pela taxa de satisfação de seus usuários.

#2 – SEO Title

Sobre SEO Title é aquele título que aparece na área de resultados orgânicos do mecanismo de busca, onde você clica para entrar em determinado site.

É importante que esse título seja chamativo e faça com que as pessoas fiquem curiosas e queiram entrar em seu site ou blog.

Além disso, o título deve cumprir com o que promete. Imagine o seguinte SEO Title: “10 dicas para empreender melhor”. Ao clicar no link e entrar no site, você percebe que o artigo tinha apenas 5 dicas. E pior, que não possuíam nenhum tipo de conteúdo relevante.

É uma situação realmente muito chata, não é mesmo? Além disso, o Google faz com que essas páginas tenham um péssimo posicionamento.

Portanto, é extremamente importante que você componha um título instigante e coerente, mas também fiel e que esteja de acordo com aquilo que o site realmente oferece.

#3 – URL

Url é, basicamente, o endereço que o site possui. Cada página de um site possui uma url específica.

Normalmente, os próprios criadores do site editam essas urls, e diversos padrões podem ser criados, ou simplesmente podem ser letras e números aleatórios.

Entretanto, é muito importante que seu site possua urls amigáveis, que sejam de fácil entendimento e escrita. Você até mesmo pode inserir alguma palavra-chave para que seu site fique ainda mais otimizado.

Uma url curta, simples e eficaz pode ajudar seu site a ter resultados muito melhores no posicionamento do Google!

#4 – Palavras-chave

As palavras-chave são ferramentas de rankeamento muito poderosas, mas elas devem ser usadas de forma correta. Boas palavras-chave usadas de forma equivocada podem mais atrapalhar do que ajudar.

Elas devem ser inseridas no texto de forma natural. Lembre-se que você não ganhará a confiança do Google pela quantidade, mas sim pela qualidade.

Não existe um número ideal de vezes que as palavras-chave devem aparecer durante o texto, mas esse número não deve ser nem baixo e nem alto demais.

Há alguns pontos estratégicos onde as palavras-chave devem estar como título, introdução e conclusão, e alguns subtítulos. Ao fazer isso, você já estará otimizando o texto e seu conteúdo como um todo de uma forma muito mais poderosa que o normal.

Sobre SEO

Conclusão

Entendeu por que SEO é tão importante?

Todo site ou negócio, independente do segmento, precisa de um bom posicionamento do Google se quer obter sucesso.

Portanto, é vital que você estude e teste diversas técnicas de SEO, e veja qual se adequa melhor ao seu empreendimento e ao seu objetivo. Afinal, a prática leva à perfeição, certo?

É interessante também que você analisa técnicas de SEO já existentes e se questiona o motivo delas serem tão eficientes. Certamente será de grande valia ao compor uma estratégica poderosa de SEO.

E aí, gostou do artigo e de nossas dicas? Então compartilhe este post em suas redes sociais para que seus amigos também fiquem por dentro de tudo que acontece no mercado empresarial.

Comente aqui embaixo suas experiências e conte para nós como nossas dicas te ajudaram!

Deixe uma resposta